segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PALESTRA GABRIEL

Nome: Gabriel Feiten
Data de nascimento: 20/05/1980

Deficiência: lesão medular

Classe: S2              Prova: natação              Naturalidade: Três Coroas - RS

Gabriel começou a treinar em 2006, aconselhado pelo professor de Educação Física do Hospital Sarah, de Brasília. Por ser tetraplégico, acredita que a natação não atrapalha e desenvolve seu novo dom. Os atletas que mais admira são o jogador de basquete americano, Michael Jordan e o também paraolímpico Clodoaldo da Silva. Gabriel é estudante de Psicologia, na Faccat.

Quando voltava da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2002, onde cursava Educação Física, Gabriel Feiten e outros estudantes sofreram um acidente grave na RS-239, nas proximidades de Nova Hartz. Segundo o atleta paraolímpico, o motorista da van que transportava os alunos vinha em alta velocidade e acabou batendo forte. Gabriel teve uma lesão cervical grave na sexta vértebra da coluna, o que o deixou paraplégico. Hoje, Feiten conta somente com movimentos nos braços e acima do peito. “Antes do acidente eu já praticava esportes, como o basquete. Participei inclusive de um Jirgs”, comenta. Gabriel trancou o curso de Educação Física e no momento está cursando psicologia na Faccat, em Taquara. “Após o acidente, senti a falta de praticar algum esporte, tentei vários, mas foi na natação que consegui me adaptar”, frisa. Em 2006, quando pela primeira vez participou de competições, Gabriel disputou quatro provas e conquistou três medalhas de bronze, num circuito em Uberlândia (MG).
Em 2008, participou dos Jogos Paraolímpicos em Pequim, ficando entre os cinco melhores do mundo.
Em 2010 participou da Copa do Mundo Paraolímpica- 20 à 25 de maio em Manchester, na Inglaterra e no Mundial de Natação - 15 à 21 de agosto em Eindhoven, na Holanda.


A vida é feita de escolhas. Não podemos escolher o que a vida vai colocar à nossa frente, mas podemos escolher como reagimos ao que ela nos apresenta.


Atitudes vencedoras transformam dificuldades em oportunidades.


Uma vida vivida diferente, mas não menos intensa e feliz.